Aprenda como contratar a melhor Consultoria de TI para PMEs

  • por

Aprenda como contratar a melhor Consultoria de TI para PMEs

Se você é dono, gestor ou administrador de uma pequena ou média empresa, sabe bem que os tempos atuais fazem com que o dia seja extremamente corrido e que nosso tempo cada vez mais se tornou escasso (mesmo com toda a modernidade dos aplicativos, serviços essenciais se tornando mais digitais e toda a nossa “nova” mobilidade urbana), não é verdade? 


Muitas vezes, pequenas ou médias empresas até testam a ideia de tornar interno seu departamento de tecnologia, ou até mesmo, os próprios administradores ou gestores acabam desempenhando estes papéis, sem sucesso ou com muita dificuldade.

Se esse é o seu caso ou conhece alguém em alguma destas situações este artigo foi feito completamente para vocês e esperamos que você leia atentamente, goste e se espelhe em formatos e ideias de como você escolher uma ótima consultoria de tecnologia.

Primeiro, precisamos entender melhor o conceito de consultoria de TI

Durante os novos tempos, as empresas têm se tornado e precisam se tornar mais tecnológicas todos os dias, em todos as necessidades sejam elas estruturais, processuais ou operacionais.

Durante o procedimento do planejamento estratégico tecnológico, nós temos diversas situações onde temos a necessidade de implementarmos softwares, infraestruturas ou até mesmo treinamentos para o time da empresa para que possa ser facilitada a implementação de tais tecnologias.

Muitas vezes a empresa de consultoria também exerce dentro das empresas o papel essencial de planejar, estruturar e dar dicas aos gestores sobre novos formatos e estruturas que mais se encaixam para a demanda ou desafio que a empresa tem, nestes casos, existe também o papel essencial do empreendedor, gestor ou administrador da empresa de ter o discernimento para que tal facilitador possa ser implementado.

Alguns planejamentos por parte da empresa de consultoria visam a análise de implementações para facilitar ao cliente a aplicação e uso de meios visando facilitar a vida do cliente, como por exemplo o planejamento estratégico.

Na estrutura de sua empresa, a empresa de consultoria de TI, pode exercer a atividade de implementar a facilitar o uso de tecnologias emergentes no mercado, tais como softwares em cloud para integrar o time, metodologias de comunicação e segurança da empresa.

Nas operações de sua empresa, a consultoria de TI pode analisar e visualizar novos formatos e processos para que a empresa possa receber e colher resultados melhores de performance de sua equipe e tecnologia.

Sem dúvidas, a contratação de uma empresa de consultoria de TI faz toda a diferença dentro das empresas nos dias atuais, é a partir dela que empreendedores têm a visualização e apoio para impulsionar seus números através do apoio tecnológico.

Quais os pontos positivos de contratar uma empresa de consultoria de TI?

São vários os pontos positivos de uma contratação de uma consultoria de TI para auxiliá-lo para tal tarefa; você poderá ter a certeza de que é uma escolha certa ter profissionais focados em suas necessidades tecnológicas enquanto você poderá aplicar energia mental e física em outras tarefas.

Abaixo, veja alguns dos pontos que positivos de contratar uma empresa de TI:

  • Impulsione o aprendizado e a troca de informações entre as duas empresas
  • Aumente os resultaodos de entrega para seus clientes
  • Melhore a gestão de recursos disponíveis
  • Reduza custos de sua empresa com soluções tecnológicas que geralmente tem valores de investimento relativamente baixos.
  • Insira novas tecnologias e metodologias na sua empresa que geram maior satisfação dos colaboradores e da equipe em geral
  • Mantenha uma disponibilidade maior para seus clientes

Como funciona a consultoria de TI para uma empresa PME

Quando você contrata uma empresa de consultoria de TI para sua empresa, você têm em mãos diversas funcionalidades novas que podem gerar algumas dúvidas sobre o funcionamento desta parceria, por isso, nós separamos alguns itens para falar um pouco mais e deixar mais transparente como funciona para sua PME.

Tudo baseia-se em 3Ps: Produto, Processos e Pessoas. 

Produto: O que sua TI entrega para a empresa, para os usuários finais e para os clientes.

Processos: O mapeamento de como é produzido o produto e as etapas (até o produto).

Pessoas: Quem segue os processos (repetitivos ou intelectuais) para entregar os produtos.

Para entender os 3Ps da sua TI, algumas metodologias são utilizadas mas, a grosso modo, as atividades realizadas são:

  • Realizaremos um processo de alinhamento com toda a liderança da empresa, visandos quais são as suas métricas atuais e a quais quer chegar (KPI, KPR, KORs)
  • É realizado um estudo completo na empresa para entender quais os processos que os usuários finais utilizam para executar suas funções (planilha excel, sistema, “papel de pão”) e quais são as sugestões deles para que sejam mais produtivo (acredite: só quem vive o dia-a-dia sabe o que é melhor para agilizar processos)
  • Apresentação de soluções tecnológicas ou metodológicas definitivas ou temporárias para a melhoria dos resultados da empresa.
  • É realizada uma análise minuciosa de todas as funcionalidades e processos da empresa, a fim de apontar falhas. Esta parte é feita normalmente com os usuários que sugeriram as melhorias.
  • Apresentação de novos processos com o intuito de solucionar as falhas diagnosticadas.
  • Aplicação das novas soluções apontadas e se caso se torne necessário, repetição dos processos de análise e implementação.

Como escolher uma consultoria de TI?

Agora que você entende mais sobre como funciona, como é a implementação, diagnóstico e dia a dia de uma consultoria de TI para sua PME, vamos te trazer novas dicas e explicações de como você pode ter acesso à ótimas opções de empresas de consultoria. 

Antes de contratar uma empresa para realizar sua consultoria, indicamos sempre não apenas pensar em questões de valores, mas é imprescindível ter em mente o quão benéfico pode ser o trabalho em parceria com essa empresa.

Avalie as necessidades de sua empresa

Antes de qualquer pesquisa, é necessário entender o real motivo para contratação da empresa de consultoria de TI, o quanto ela pode ser benéfica para os resultados da sua empresa e o quanto você poderá se beneficiar desta parceria. 

Tente mapear se você precisa de uma Consultoria Estratégica, Tática ou Operacional (ou todas!).

Busque estas respostas em todos os ambientes e setores da sua empresa, não apenas para novas tecnologias, mas também, o quanto você poderá engajar sua equipe e clientes com novas tendências e formatos de trabalho para tempos digitais.

Tenha acesso à todo o plano de suporte oferecido

Certamente, esse é o serviço essencial da empresa de consultoria de TI para PME, é dele a função principal para que a harmonia do trabalho entre as partes seja eficaz, por isso indicamos que você busque informações e tenha acesso a tudo que é oferecido para a sua empresa e o quanto a empresa de consultoria irá realmente prestar com totalidade o serviço que se prestou a realizar.

Tenha em mente o quão é essencial um contrato de SLA

Este é um dos pontos essenciais de nossa conversa, o SLA (Service Level Agreement) é muito similar a um contrato, mas tem o foco na área de TI. Nele, você tem diversas cláusulas que um contrato normal têm, porém, você irá se resguardar de itens e detalhes que fazem toda a diferença para o andamento da sua parceria.

Veja abaixo algumas funcionalidades e cláusulas que um contrato de SLA pode te ajudar a se resguardar:

  1. Os prazos combinados entre sua empresa e a empresa de consultoria
  2. Os valores acertados entre as partes e serviços adicionais contratados a parte
  3. Responsabilidades respeitadas pela empresa de consultoria e sua empresa respectivamente
  4. Qualidade de serviços e produtos contratados por sua empresa com a empresa de consultoria
  5. Horários de atendimento e responsabilidades cabíveis à empresa de consultoria e à sua empresa.

Ter em mãos todas as informações contratuais, fará com que você possa tocar sua emrpesa da melhor forma possível e ter certeza de que não terá problema com tudo que foi combinado.

Contratar uma empresa de consultoria de TI para PME fará com que você possa ser apoiado por quem entende do assunto, empresas de consultoria normalmente têm em suas equipes profissionais altamente qualificados e treinados para exercer as suas funções.

Nós da Checchia.NET temos a certeza absoluta do quanto podemos apoiar sua empresa e o quanto podemos fazer a diferença em seus resultados para que, você possa alcançar seus objetivos como empreendedor.

Gostou deste artigo? Que tal continuar nosso bate-papo por voz ou por e-mail? Fale conosco agora mesmo e tire todas as suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *