TI: Como ganhar mais horas no seu dia?

TI: Como ganhar mais horas no seu dia?

Ao longo dos últimos anos tenho investido tempo em ferramentas de automação. CFEngine, Puppet e Chef foram as que me dediquei com mais afinco chegando à escolha do Opscode Chef, em 2011.

Escolha acertada, já que foi a escolha da Amazon como base para seu produto OpsWork e pelo Facebook, um dos maiores usuários da plataforma.

Recentemente, realizei um JOB de migração de um site e uma das máquinas colocadas no pacote foi o Opscode Chef (versão community). Por menor que seja o ambiente do cliente (neste caso, 11 instâncias) o ganho é enorme e, a economia de tempo, maior ainda. Tudo o que foi desenvolvido no ambiente de DEV, através dos cookbooks e recipes, foi replicado em minutos em 7 máquinas de frontend e duas de banco (com replicação master-master).

Em um outro JOB, este em um ambiente com +70 instâncias, os técnicos demoravam aproximadamente entre 6 a 8 horas para subir um servidor WEB com todos os pacotes, apache customizado, FTP, e políticas de segurança. Este mesmo processo, hoje, pode ser feito em 5 minutos.

Já fui um técnico; Criar documentação ou até scripts para uso de outros era um sacrilégio. O Mundo mudou. Antes, gerenciar 10 a 20 servidores era uma tarefa relativamente fácil e que mantinha um técnico suficientemente ocupado para garantir seu emprego.

Hoje, com a necessidade de updates quase diários e um parque de servidores médio por empresa na casa de 50 máquinas, a atividade de gerenciamento deixou de ser uma atividade trivial. Patches, de segurança, deploy de sistemas diários (DevOps), exigência de máquinas de testes “para ontem” e mais um “sem números” de exigências está levando para estas ferramentas.

A mudança de paradigma para os especialistas é alta: Ao invés de “colocar a mão na massa” e atuar diretamente no server, ele verifica os recipes criados, através de uma programação específica.

Como dizem “Infrastructure as Code”; com uma simples alteração em um script, você atualiza um parque de milhares de máquinas em minutos (vide facebook, por exemplo).

Como técnicos, precisamos deixar de temer as novas tecnologias e abraçá-las, brigando para a implantação em nosso ambiente de trabalho. Isto nos dará mais tempo livre para estudarmos outras tecnologias tão – ou mais – importante para a empresa. E para nosso aprimoramento profissional.