Diferenças entre Cloud Computing e Cloud Computing

Diferenças entre Cloud Computing e Cloud Computing

No 16º Fórum Internacional Software Livre (FISL), que ocorreu recentemente, uma das palestras me chamou a atenção. Marco Lima, especialista em “Cloud” (armazenamento em nuvem) e Sales Executive da Oracle, apresentou uma palestra denominada “Cloud Computing”, onde ele apresentou vantagens e risco do uso de Cloud Computing.

Mas, o que não ficou claro, é que ele não estava apresentando os riscos e vantagens de Cloud Computing, mas sim de Aplicativos SaaS que se utilizam – são hospedados – na nuvem.

Há uma grande diferença entre os dois conceitos.

Quando falamos em Cloud Computing, estamos falando em serviços como IaaS ou PaaS – serviços de infraestrutura e plataforma utilizados para que as empresas possam hospedar seus aplicativos.

No exemplo que foi citado, da falha de segurança do Dropbox, a brecha não foi no serviço de Cloud Computing da Amazon, mas sim no código que foi desenvolvido e utiliza a plataforma da AWS Amazon.

Dropbox, Netflix, Airbnb, Pinterest, Dropcam, Foursquare, Kekanto e tantas outras startups são empresas que se utilizam da infraestrutura de Cloud Computing para prover seus serviços.

Uma falha de segurança nestes serviços não são necessariamente falhas de Cloud Computing.

Há uma grande diferença entre os conceitos e cabe aos profissionais tentar clarificar estas questões para o usuário final.