Uma revolução a caminho

Uma revolução a caminho

Poucas pessoas que conheço estão acompanhando o desenvolvimento de duas tecnologias que irão mudar bastante o modo como as coisas são feitas: Arduino eRaspberry Pi.

O primeiro, Arduino, é uma placa que permite a automação de projetos eletrônicos e robóticos por profissionais e amadores. com um custo de U$ 35,00, você pode ter uma placa e diversos complementos para seu kit.

Ele é uma plataforma de prototipagem eletrônica, com hardware livre e de placa única. Possui um microcontrolador com suporte de entrada/saída embutido, uma linguagem de programação padrão essencialmente C/C++.

Ele possui várias “peças” que você pode comprar e aclopar na placa, como GPS, 3G, Controlador para lampadas entre muitas. Uma busca rápida no youtube vai mostrar muitos projetos legais com eles (o mais interessante foi o carro de controle remoto com Lego e a iluminação de natal).

Já o Raspberry Pi é um computador do tamanho de um cartão de crédito, que se conecta a um monitor de computador ou TV, e usa um teclado e um mouse padrão, desenvolvido no Reino Unido pela Fundação Raspberry Pi. Com preço médio de U$ 32,00, você pode ter um servidor com baixo custo de energia.

Ele é um mini-microcomputador que, no espaço equivalente a um cartão de crédito, abriga processador, processador gráfico, slot para cartões de memória, interface USB, HDMI e  seus respectivos controladores. Além disso, ele também apresenta memória RAM, entrada de energia e barramentos de expansão. Ainda que minúsculo, o Raspberry é um computador completo.

Existem muitas universidades e empresas utilizando o Raspberry para para montagem de clusters de baixo custo. Uma busca na web irá trazer vários projetos interessantes. Alguns deles, valem destaque:

Cluster com 40 Raspberry Pi :

Cluster criado por David Guill que mostra o passo a passo com vídeo em seu site http://likemagicappears.com/projects/raspberry-pi-cluster/

 

 

Cluster 120 Raspberry Pi rodando resin.io:

Outro cluster interessante, criado para validar uma ferramenta IoT. Veja o post completo em https://resin.io/blog/what-would-you-do-with-a-120-raspberry-pi-cluster/

Eu pessoalmente, estou iniciando dois projetos com Raspberry PI:

  • Migração do meu site do GoDaddy para a minha rede interna
  • MidiaCenter com Raspberry PI e Plesk

E você? Qual será o seu projeto pessoal?