A importância de Planejar sua arquitetura para o Futuro

A importância de Planejar sua arquitetura para o Futuro

Escuto muito, de várias startups, que o principal é “subir o MVP rápido”… O que fica esquecido nesta maneira de agir é ter um objetivo lá na frente para ser alcançado e um roadmap de como atingir ANTES de subir o MVP.

Conheço pelo menos 3 startups que estão nesta situação – ou passaram por isto. Cria-se o produto, coloca em operação e o mesmo não escala! Quando atinge uma massa crítica de usuários, os gargalos aparecem – normalmente pela falta do TO-BE, do objetivo futuro de como deve ser a aplicação.

Dois textos mostram isto muito bem. O primeiro, “How freemium nearly caused our business to implode“, mostra a questão que citei acima, da escalabilidade.

O Segundo texto, “How apps scale in the real world“, mostra as soluções que eles adotaram para contornar o problema.

O importante, quer você tenha investidores ou não, se a sua startup é você e um programador, desenhe uma arquitetura escalável, seguindo as boas práticas e monte seu MVP sobre estes pilares, tendo em mente sempre seu desenho final da arquitetura.

Use ferramentas de stress test, como o blazemeter, e valide o quanto sua arquitetura de infra e software irão suportar ANTES de criar planos freemium ou incluir campanhas no Adwords.

Ao longo dos anos desenvolvi algumas metodologias de trabalho que foram colocadas em prática no SitePX. Eles foram receptivos às minhas idéias e trabalhamos em conjunto, culminando em um case apresentado no AWS::Summit 2013. O desenho da solução, para que ela fosse escalável, está disponível no site da AWS. Apesar do desenho “enorme”, perceba que é tudo via auto-scalling, ou seja, serão ativados SE houver uma demanda muito grande de acessos.

Se está com problemas similares de performance, ou iniciando uma startup, procure desenhar bem a arquitetura para o futuro e desenvolva com base neste objetivo final. Se precisar, procure uma mentoria ou um conselheiro com um bom skill técnico para te auxiliar. Recomendo o texto do Marcelo Toledo, “Tenha Advisors” e os textos decorrentes, para te ajudar a encontrar as pessoas corretas para auxiliar no seu projeto.