A Primeira Startup conhecida (1938)

A Primeira Startup conhecida (1938)

É interessante como os fatos às vezes ficam relevados à notas de rodapé na História.

Além de não constar nas retrospectivas sobre a história da computação, pouco se sabe sobre a história de Konrad Zuse, o criador do Z1 – computador eletro-mecânico que representa um marco histórico, pois é considerado a primeira máquina binária programável do mundo.

O Z1 foi concluído em 1938. Zuse trabalhou no Z1, com conhecidos e amigos na sala de estar do apartamento de seus pais, em Berlim, o que motivou que estes o proibissem de continuar. Porém, Zuse teve financiamento de muitas partes nessa época. Assim, o pai, um empregado, retrocedeu da decisão, enquanto destinava o salário da irmã e pedindo a alguns amigos para emprestar dinheiro a Zuse, desde que foi convencido do sucesso desde empreendimento.

Um outro fato curioso sobre a trajetória de Zuse é que, em 1945, ele especificou e desenvolveu a linguagem de alto nível Plankalkuel, que ele utilizou para desenvolver os primeiros jogos de Xadrez por computador – A linguagem FORTRAN apareceu somente 10 anos depois e a maioria das linguagens de programação de hoje seguem padrões definidos na Plankalkuel.

Em 1946 Zuse recebe fundos da ETH Zürich e da IBM, com opção de compra em suas patentes.