International Blockchain Real Estate Association - levando o mercado imobiliário Mundial para o Século XXI

International Blockchain Real Estate Association – levando o mercado imobiliário Mundial para o Século XXI

Uma ressalva: quando digo “Mercado Imobiliário Mundial”, quero realmente dizer “Mercado Imobiliário Mundial – exceto Brasil”…..

O IBREA – International Blockchain Real Estate Association (Associação Imobiliária Internacional do Bitcoin), nasceu como um grupo do Linkedin, e hoje é uma associação sem fim lucrativos, cujo objetivo é divulgar e educar, focada em aplicar as tecnologias de blockchain e bitcoin no mercado imobiliário.

Em maio deste ano eles realizaram uma conferência em Newport Beach, CA. Foi o primeiro evento organizado especificamente para discutir e apresentar soluções sobre como aplicar a tecnologia Bitcoin ao mercado imobiliário.

Foram 25 palestrantes, cobrindo 6 tópicos: Smart contracts, Title & Conveyance, Reverse Pitch, Crowdfunding, Industry Adoption, e Startups/Investing. Os vídeos das palestras estão disponíveis no canal do IBREA no Youtube.

Participaram deste evento algumas representantes de peso do mercado imobiliário e algumas empresas de tecnologia, como, por exemplo:

  • ProLogis, uma das maiores empresas de propriedade industrial do mundo, com US $ 51 bilhões em ativos totais sob gestão.
  • Howard Hughes Corporation, Uma das maiores incorporadoras americanas, com mais de U$ 4,2 Bilhões investidos.
  • Zillow, um dos maiores portais de imóveis.
  • Bitt, uma empresa Bitcoin que fechou recentemente a sua série A com um investimento escalonado da gigante do varejo Overstock.com de U$ 16 milhões.

Neste evento também ocorreu o primeiro Showcase de startups voltadas para o mercado imobiliário que usam a tecnologia de Blockchain. Algumas destas startups presentes:

  • Flip permite aos usuários comprar e vender contratos de arrendamento. Eles usam blockchain do Bitcoin para armazenar informações sobre os imóveis, locadores e locatários em um formato imutável e universalmente legível.
  • REX é uma rede MLS peer to peer construída sobre Ethereum.
  • Cleverent é um APP que fornece serviços uma gama de serviços para o mercado imobiliário, com forte tração na Rússia. Eles usam o MultiChain blockchain para carimbo de tempo e para verificação de documentos legais essenciais para Aluguel ou compra e venda. Em breve será lançado na América do Norte.

 

Estes foram alguns dos participantes deste evento….

E aqui no Brasil? Alguém se movimentando nesta direção?