Ethereum: O que é?

Ethereum: O que é?

Ethereum é uma plataforma digital cuja missão principal é a implementação de aplicações descentralizadas (dapps) e de smart contracts (contratos inteligentes). Dapps são programas de computador que removem a necessidade de intermediários em basicamente qualquer serviço centralizado existente ao permitirem que qualquer pessoa confie em uma contraparte desconhecida para realizar os mais variados tipos de negócios e acordos de forma 100% digital.

No Ethereum, os desenvolvedores também podem escrever a lógica de negócios e acordos em forma de contratos inteligentes, que são executados automaticamente quando suas condições são satisfeitas por ambas as partes e informadas à rede. Estes contratos podem armazenar dados, enviar e receber transações e até mesmo interagir com outros contratos, independentemente de qualquer controle.

Como exemplo de um smart contract mecânico, podemos citar uma máquina que vende refrigerantes ou chocolates. Quando você coloca uma nota ou moeda nestas máquinas, um sistema computacional programado para identificar a quantia recebida e a opção do produto feita pelo usuário faz cumprir um acordo entre o consumidor e o proprietário da máquina e realiza uma venda automática.

Os dapps e smart contracts funcionam na blockchain do Ethereum, que teve sua arquitetura inicial concebida por um jovem gênio russo­canadense, à época com 19 anos, chamado Vitalik Buterin, que escolheu o seguinte título para o seu white paper: “Ethereum: uma plataforma de contratos inteligentes e aplicativos descentralizados da próxima geração”.

Por “próxima geração”, Buterin refere­se às ferramentas agregadas à sua invenção que, em teoria, são capazes de resolver de maneira simples e objetiva várias das limitações da Blockchain do bitcoin e, com isso, inaugurar a fase 2.0 das criptmoedas.