Ethereum e Blockchain

Blockchain
O blockchain é uma tecnologia que deve revolucionar a maneira que lidamos com qualquer tipo de transação. Ele funciona como um sistema de contabilidade de transações, validando as operações feitas. A diferença é que esse registro é distribuído para todos que usam o software, o que torna qualquer tipo de fraude mais difícil. Resumindo, é o livro-razão de uma empresa, mas que é compartilhado por todos os usuários do sistema.

Utilizado na tecnologia da bitcoin, o blockchain pode ser usado de outras maneiras, servindo para transferir qualquer propriedade, seja financeira ou não. Ou seja, é possível fazer operações financeiras e também confirmar registros públicos, como imóveis e terrenos, ou privados, como contratos e testamentos.

Ethereum
Segundo Stephen Tuel, CCO da empresa, ethereum é uma plataforma de código aberto para construir aplicações descentralizadas, que não são controladas por nenhum indivíduo ou empresa, em que usuários podem interagir com sistemas sociais e financeiros.

O ethereum é complexo pela abrangência que tem: é possível codificar, comercializar acordos e fazer aplicativos de qualquer tipo. Simplificando, a ideia é substituir processos burocráticos e passíveis de fraude e corrupção, como contratos firmados em cartório, financiamentos públicos ou até mesmo certidões de nascimento, além de produzir aplicativos de qualquer natureza sem que haja um dono por trás, o que impede que os dados dos usuários sejam expostos.

Nesta série de artigos, vamos entender um pouco mais sobre o assunto e as tecnologias envolvidas.

O que é Blockchain?

Ethereum: O que é?

Ethereum: Um pouco de História

10 empresas não financeiras que usam o blockchain para inovar

International Blockchain Real Estate Association – levando o mercado imobiliário Mundial para o Século XXI